...

Exercícios durante a pandemia covid19?

É importante dar continuidade aos exercícios físicos? O que muda?




Qual a Importância da continuidade da prática de atividade física para o controle da obesidade durante a pandemia de COVID-19?

Considerando os benefícios provocados pela prática regular de atividade física para os sistemas cardiometabólico, imunológico, bem como para a saúde mental, orientações em saúde pública de diferentes países foram feitas para conscientizar as pessoas acerca da continuidade desta conduta de saúde durante o período da pandemia do COVID-19.

O primeiro estudo a relatar a importância da continuidade da prática de atividade física durante a pandemia da COVID-19 teve como base a cidade de Wuhan na China, epicentro inicial da doença, onde as pessoas foram recomendadas a dar continuidade na prática de exercícios físicos mesmo dentro de casa.

Logo a seguir, pesquisadores da Espanha e dos EUA , com foco específico em idosos, ressaltaram a importância do exercício físico feito ao ar livre ou em casa como terapia para combater as consequências físicas e mentais da quarentena em função da pandemia do COVID-19.

Na sequência, foi publicado o posicionamento do Colégio Americano de Medicina do Esporte , quando foi sugerida a continuidade da prática de atividade física ao ar livre ou dentro de casa durante a pandemia.

Posteriormente, pesquisadores brasileiros publicaram ponto de vista chamando atenção sobre a importância da prática da atividade em casa ou ao ar livre, enfatizando, também, a importância da redução dos comportamentos sedentários durante a pandemia. Enfatizaram ainda, em outro ponto de vista, a necessidade da atividade física ser considerada atividade essencial em qualquer determinação legal que venha a ser publicada por órgãos governamentais.

Ademais, publicação feita por pesquisadores italianos apresenta lições aprendidas com estudos sobre a influenza e atividade física em pacientes obesos, e, sugere que os achados possam vir a ser considerados para o COVID-19. Nesse trabalho, os autores ressaltam a importância da atividade física a fim de potencializar a imunomodulação positiva proporcionada pela prática do exercício físico de leve a moderada intensidade, principalmente em indivíduos obesos.

No caso específico da obesidade, outra recente publicação chama a atenção para a possibilidade de maior patogenicidade viral em obesos, fato que foi demonstrado em estudos retrospectivos após a pandemia do H1N1, em 2009.

 

O aumento da adiposidade pode prejudicar o microambiente pulmonar com o tráfego de citocinas inflamatórias podendo contribuir para um ciclo de inflamação local e lesão secundária.

 

Os autores chamam atenção, ainda, para a importância de modificações no estilo de vida (alimentação saudável e atividade física) como forma de reduzir o impacto da pandemia nesta população específica. Relatam, também, que maiores níveis de atividade física podem estar associados a redução do risco de influenza em indivíduos com menos de 65 anos, bem como, a menor taxa de mortalidade associada a influenza, considerando que indivíduos ativos fisicamente apresentam mecanismos de defesa mais adequados para reduzir o processo inflamatório causado pelo conflito entre o vírus e as células imunes do nosso organismo. Assim, torna-se de grande importância a continuidade da prática de atividade física para potencializar as respostas imunológicas e fazer com que as pessoas, mesmo com obesidade, estejam mais bem preparadas para o enfrentamento da atual pandemia.

Neste contexto, no momento que as atividades físicas forem realizadas em casa recomenda-se exercícios de fortalecimento muscular (agachamentos, flexões, abdominais, entre outros), alongamentos, exercícios de equilíbrio e subida/descida de escadas, de preferência com auxílio de procedimentos tecnológicos, tais como vídeos com séries de exercícios, aplicativos e orientação do Profissional de Educação Física on-line. No caso da atividade física ser realizada ao ar livre recomenda-se as atividades feitas individualmente, sempre evitando aglomerações ou até mesmo pequenos grupos.

 

ARTIGO ORIGINAL: Physical inactivity, obesity and COVID-19: perspectives among multiple pandemics. DOI 10.12820/rbafs.25e0114 



Escrito por Gabriel Baú

... ...


Redes Sociais

... ... ...

NewsLetter

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece aqui? Assine nossa Newsletter.


Agência LevelX - Marketing Digital, Inbound Marketing, Desenvolvimento de Websites e Aplicativos para Iphones, Ipads e Androids