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[GUIA INICIANTE] Musculação

Neste texto vou explicar conceitos básicos que muitas pessoas erram mesmo treinando anos na musculação, e justamente por isso comece lendo esse texto!




Todas pessoas que entram na academia já entram querendo resultados rápidos , e isso e a primeira coisa que você precisa aprender, a musculação é como uma construção de uma casa, você precisa respeitar as etapas se não a casa cai literalmente.

Você vai precisar aprender desde já que precisa ser constante, isso quer dizer treinar direito para seu corpo entender o que esta acontecendo com você e de mandeira coerente as prescrições de treino vão te ajudar a construir cada base da sua "casa em construção ". 

Vou te dizer, ter os resultados como os que você tanto quer "capa de revista" não é uma tarefa fácil e eu preciso ser sincero com você, porque sei que muitos vão te falar que você consegue em 3 meses resultados de 1 ano de treino, até treinando em casa!!! Muito cuidado com essas promessas,  é preciso muita dedicação, disciplina e foco para chegar lá sem falar de metabolismo exames e tudo mais, que isso você pode ler aqui mesmo no blog outros assuntos como divisão de treino entre outros.

 

A primeira coisa que você precisa fazer é se focar no aprendizado dos movimentos porque isso e a base para toda sua evoluação. Evite ficar trocando de " ficha de treino " porque o professor mandou, esta na hora de trocar seu treino. Tenha em mente que a cada vez que você muda o treino e mudam os exercícios, você acaba regredindo em tempo porque tem todo processo de aprendizado motor do movimento sendo que você poderia nessa troca fazer ajustes de metodos e ajustando volume e intensidade do que necessariamente os exercicios na musculação.

 

Nos primeiros meses de treino, é preciso ter a mente aberta e saber que é preciso se dedicar não só aos exercícios, mas em aprender como fazer o treino da melhor forma

Por isso, preparei uma lista que vai te ajudar agora que está começando a treinar e justamente para começar certo. Eu serei seu personal trainer online se precisar, seu consultor esportivo , mesmo que seja somente via troca de menssagens no intagram @baugabriel ou por aqui, eu quero e ajudar você!

 

ATENÇÃO!!

  • Não incluí na lista coisas óbvias como estabelecer um objetivo claro;

  • Definir metas com prazos possíveis de serem alcançados; 

  • Fazer exames médicos e avaliação física, etc.

  • Essa lista , o foco é em atitudes que todo iniciante deve ter durante seus primeiros meses de treino.

 

1) Não pule a adaptação : Os músculos, tendões e ligamentos precisam de um período de 4 a 8 semanas para se adaptar aos novos estímulos de força. Se pular esta etapa de adaptação, na qual os exercícios são mais leves, o preço a se pagar pode ser bem alto no futuro com lesões sérias e por isso, os profissionais da área recomendam que se faça um treino de adaptação.

2) Comece nos aparelhos :  O iniciante, de forma geral, tem mais dificuldade de realizar os movimentos com pesos livres  pelo simples fato de que pesos livres exigem boa técnica de execução e mais experiência. É muito mais fácil errar um movimento e fazer um exercício com postura corporal inadequada com pesos livres, e a inexperiência aumenta esse risco. Por tudo isso, é a melhor opção pra quem está começando. Ah, os equipamentos ajudam a melhorar a coordenação motora e neuromuscular e depois de apenas um ou dois meses de treino, já é possível partir para os pesos livres. Não adianta ter pressa e querer pular esta etapa.

3) Comece seus treinos com os grupos grandes primeiro. O corpo humano possui cerca de 600 músculos, e não adianta achar que você vai treinar tudo isso em pouco tempo. Aliás, ocorre o contrário: no início e por um bom tempo você deve focar em alguns grupos musculares específicos, e treinar uma pequena parte do total de músculos do seu corpo.

Os principais grupos musculares para trabalhar quando se está dando os primeiros passos na academia são:

  • Superiores: Peitoral / Dorsal / Deltoide / Bíceps / Tríceps

  • Core: Abs / Oblíquos / Paravertebral (musculatura inferior das costas)

  • Inferiores: Quadríceps / Glúteos / Isquiotibiais / Panturrilhas

4) Enfatize os multiarticularesExercícios multiarticulares são aqueles que envolvem mais de uma articulação. Assim, você envolve mais músculos num só exercício, gerando uma demanda energética maior, assim como uma maior geração de força e, claro, melhores resultados. 

Dê preferência ao Supino Máquina, por exemplo, em relação ao Peck Deck. No Supino Máquina, além do peitoral, você trabalha bíceps e ombro. Já no Peck Deck, o exercício praticamente isola o peitoral.

5) Comer e dormir bem fazem parte do treino:  Os pilares do bom treinamento: TREINAR + COMER + DORMIR! 

Uma boa alimentação é essencial. Os alimentos é que serão utilizados pelo nosso organismo para construir novos tecidos e estocar ou utilizar energia.

Uma alimentação ruim, desequilibrada, pode fazer o estoque de energia ser maior do que sua utilização e a construção de músculos  e isso vai fazer você engordar.

É preciso equilibrar a ingestão de todos os micro e macronutrientes, e por isso é de extrema importancia o acompanhamento de um nutricionista para sua evolução e mais, para sua saúde.

Além de um ótimo treino e de uma alimentação balanceada, descansar é fundamental. É no descanso que todos os hormônios vão ser sintetizados pelo seu corpo e você vai anabolizar. Dormir bem é condição primária e obrigatória para quem quer ficar no shape!

 

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Gabriel Baú.

 

 



Escrito por Gabriel Baú

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