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Quanto tempo de aeróbico eu faço?

Uma duvida cruel de todos é essa não é? Está curioso para saber qual tempo ideal pára queimar mais gorduras e não prejudicar sua massa muscular? Leia o texto abaixo.




Uma duvida cruel que assombram os requentadores das academias é qual tempo ideal de treinamento, tanto aeróbico quanto anaeróbico, mas hoje vou falar sobre o treinamento aeróbico , consequentemente em breve falo sobre o anaeróbico. 

Primeiro de tudo devemos saber qual é nosso objetivo para depois acrescentarmos corretamente o treinamento aeróbico , a intensidade e consequentemente o tempo .

Confira abaixo alguns exemplos de objetivos .

 O AUMENTO DA RESISTÊNCIA

Se o objetivo for o aumento da capacidade cardiopulmonar e resistência , o treinamento aeróbico deverá ser feito antes de qualquer outro, pois assim teríamos todas nossas reservas de energia disponíveis para potencializar ao máximo este treino. O treino deve ser com intensidade moderada a alta e o tempo pode variar de 20 a 40 minutos dependendo do condicionamento físico de quem esta para executar .

AUMENTO FORÇA E MASSA MUSCULAR

Se o objetivo do treinamento for aumento de força ou massa muscular, devemos realizar primeiramente o treino de musculação, por otimizar as reservas de energia, tendo um melhor rendimento nas contrações musculares. Após o término deste treinamento pode-se iniciar a prática de atividades aeróbicas ( SE VOCÊ AGUENTAR rs... ) assim utilizaremos o restante das reservas de carboidratos e as reservas de gorduras como combustível principal desta etapa. O ideal é realizar em baixa intensidade em media de 20 minutos. 

EMAGRECIMENTO

Se o objetivo é emagrecer ( Diminuir o percentual de gordura), também deve-se priorizar a prática do treinamento com pesos antes do treino aeróbico. Isto porque, ao iniciarmos com o treinamento com pesos consumimos as reservas de carboidratos, e as gorduras atuam como fonte principal de energia durante a atividade aeróbica. Se após o término do treino não ingerirmos calorias, consumiremos mais gordura durante o período de recuperação para ressintetizarmos as fontes de energia muscular gastas na atividade. O ideal nesse caso é de 20 a 30 minutos de atividades aeróbicas de baixa e media intensidade, podendo ser treinos intervalados ou ate mesmo baixa intensidade por um tempo mais prolongado, tudo irá depender de como está nosso atleta/aluno  em condicionamento físico .

Espero ter ajudado um pouco, lembrando que esse texto é bem por cima apenas para deixar vocês com um pensamento mais aberto, ou seja, pensar fora da caixinha. O corpo humano é uma maquina em constante descoberta, não tem o certo e o errado e sim o que é bom para um e não para o outro.



Escrito por Gabriel Baú

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