...

Qual a relação entre dor muscular tardia X resultados na musculação?

Será que só temos resultados quando sentimos dor após treinar? Antes de tudo, vamos entender o que é a dor muscular tardia. Vamos lá!




A dor muscular tardia é aquela dor que sentimos após o treinamento e que costuma ter seu pico entre 24 e 48 horas (após o treino), podendo se sentida às vezes até uma semana depois da sua visita à academia.

Esse tipo de dor tardia normalmente é resultado das micro-inflamações que são geradas a partir das micro-lesões que a contração muscular causa. A primeira dor manifestada no corpo logo após um treino é provocada pelo acúmulo metabólico, onde podemos destacar o lactato ou ácido lático como principal responsável. Com isso, as dores provocadas são simplesmente uma defesa do nosso organismo, e é justamente esse desgaste que vai fazer com que a musculatura tenha o estímulo para hipertrofiar, se adaptar, crescer e melhorar.

A dor articular, por sua vez, é um alerta de que algo não está correndo bem com o nosso corpo e, nesse caso, você deve ficar mais atento.

"Mas Baú, eu treino intenso, no meu máximo e não sinto mais dores!"

Nesses casos, será que essa pessoa não está tendo sucesso?

Primeiramente, não está correta a afirmação de que não sentir dores após os treinos significa que o trabalho foi mal executado. Não sentir a dor significa que o corpo está adaptado a fazer força naquele movimento em específico.

Quando nosso corpo está adaptado ao movimento, não sentimos dores porque, por mais pesado que o realizemos, o corpo já vai ter desenvolvido um sistema de proteção onde a fadiga aparece antes da possibilidade de uma lesão mais séria na musculatura. Mas mesmo assim você continua progredindo em força e tônus muscular, mesmo que não esteja sentindo sua musculatura doída no pós-treino.

A dica que eu deixo para vocês é para não cair na homeostase, procurar um treinador que esteja atento aos seus progressos, entenda de metodologias distintas e saiba aplicá-las, sem ficar parecendo um circo onde cada dia é uma coisa sem coerência alguma.

Até o próximo post!



Escrito por Gabriel Baú

... ...


Redes Sociais

... ... ...

NewsLetter

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece aqui? Assine nossa Newsletter.


Agência LevelX - Marketing Digital, Inbound Marketing, Desenvolvimento de Websites e Aplicativos para Iphones, Ipads e Androids THR Comunicação - Agência de Comunicação Integrada