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PRIMEIRO OBJETIVO NO TREINAMENTO: PREVENÇÃO DE LESÃO

A redução das lesões é tão essencial que não precisava ser mencionada. Entretanto, a proliferação de programas que ultrapassam a linha entre segurança e insegurança explica a necessidade desse assunto ser explicado mais claramente. Veja a seguir:




A fim de evitar lesões no atual processo de treinamento, precisamos minimizar os riscos.

Isso não quer dizer eliminar o risco, apenas minimizá-lo. Tudo o que queremos incluir no programa deve ser analisado em termos de risco e benefício. Será que o benefício vale o risco inerente a este exercício? Essa relação entre risco e benefício muda conforme a idade e o nível de experiência de quem irá executá-lo.

Exercícios como agachamentos, levantamentos terra e levantamentos olímpicos, embora sejam excelentes opções de exercício, não são para todo mundo. Isso quer dizer que, quando treinamos com máquinas, não assumimos riscos? Não! Isso quer dizer que nós constantemente balanceamos as razões entre risco e benefício. 

Por exemplo: o que eu prescrevo para um jovem atleta de 21 anos saudável é diferente do que eu prescrevo para meus clientes de 35 anos. E o que eu prescrevo para meus clientes de 35 anos é diferente daquilo que prescrevo para meus clientes de 70 anos de idade. 

Nem tudo serve para todos! Nenhum exercício, nenhum programa de treinamento. A taxa de risco é o motivo pelo qual executamos agachamentos frontais e não agachamentos com barra sobre os trapézios, e também o motivo pelo qual nunca usamos agachamentos em caixas.

Nós, personal trainers, precisamos constantemente fazer escolhas para equilibrar a razão entre risco e benefício, a fim de sempre oferecer o melhor e mais adequado ao nosso cliente.

 



Escrito por Gabriel Baú

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