...

Posso treinar pós parto?

Poderíamos falar aqui da importância do exercício na gestação e também mostrar como treinar a gestante de maneira segura e eficiente, porém isso fica para outra oportunidade.





Hoje vamos falar  da importância do treinamento pós-parto!


Nesse período os benefícios são diversos, desde melhoras no humor e recuperação de peso até preservação da massa óssea! Isso mesmo, massa óssea!


Sabia que o leite é rico em cálcio e as reservas da mãe são usadas para sua formação. Tanto que, durante a amamentação, uma mulher pode chegar a perder 10% da sua massa óssea em alguns locais, o que aumenta o risco de osteoporose e fraturas no futuro.


Como muito se fala Já sobre osteoporose , sabemos que o exercício pode ajudar na manutenção ou mesmo aumento da densidade mineral óssea. Então vem questão: que tal usar o exercício para prevenir essa perda?

 


Para testar a hipótese, o estudo de Colleran et al. (2019) adotou um desenho interessante, 4 semanas após o parto, as mulheres foram divididas em um grupo que fez musculação por 16 semanas (ou seja, semanas 4 a 20 pós-parto) e o outro permaneceu sedentário.

Depois desse período, a intervenção foi interrompida e uma nova avaliação foi realizada 1 ano após o parto.

Todas as mulheres tiveram parto normal e estavam amamentando normalmente, elas tiveram sua alimentação, níveis hormonais e de vitamina D avaliados.


Os resultados revelaram que as mulheres que permaneciam sedentárias nas semanas 4 a 20 perdiam mais densidade mineral óssea no quadril.


Além disso, quando se corrigia por outros fatores, as praticantes de exercício também apresentavam maior densidade na coluna lombar.


Detalhe interessante é que o exercício foi feito por 4 meses e as vantagens ainda apareciam 12 meses pós-parto! 


Imagina se elas ficassem se exercitando durante todo o período?


É importante destacar que não há evidência que a prática de exercício prejudique a qualidade ou quantidade de leite.

 

Portanto, a recomendação é que, assim que o médico liberar, não se perca tempo em começar os treinos, pois só se tem a ganhar, inclusive nos campos psicológicos e afetivos.



Escrito por Gabriel Baú

... ...


Redes Sociais

... ... ...

NewsLetter

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece aqui? Assine nossa Newsletter.


Agência LevelX - Marketing Digital, Inbound Marketing, Desenvolvimento de Websites e Aplicativos para Iphones, Ipads e Androids