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PODE OU NÃO PODE AGACHAR ATÉ O CHÃO?

Diz a lenda que não pode o que você acha?




A crença de que o agachamento profundo seja perigoso para os joelhos começou, em grande parte, porque se pensava apenas no quadríceps.

 

No entanto, a ativação da musculatura posterior durante o movimento completo estabiliza os joelhos e reduz a tensão na patela (Li et al., 1999). Inclusive, há estudos mostram que os piores ângulos de agachamento estão entre 30 e 90º.


No entanto, vale lembrar que o agachamento parcial é feito com uma carga bem maior que o completo. Vale lembrar que vemos que, na prática, os movimentos parciais são piores do que se imagina.


Além disso, há diversas análises de pessoas que realizaram agachamentos profundos e não encontraram indícios de lesões (Meyers et al, 1971; Chandler et al. 1989; Steiner et al., 1986; Panariello et al., 1994)!


Alguns dos poucos casos que agachamento profundo pode ser contraindicado são:

 

  • Baixa mobilidade no tornozelo, o que leva os calcanhares a saírem do chão e o tronco se inclinar à frente, aumentando a tensão no joelho e lombar;

  • Fraqueza do complexo posterolateral, associada ao valgo dinâmico (joelhos se fecham) e problemas patelofemorais;

  • Pouca mobilidade no quadril/lombar, que leva à retroversão pélvica e pode causar protusões e hérnias de disco.

 

Nesses casos, o correto é buscar auxílio profissional para resolve-los, já que eles não apenas impedem que você se beneficie de um ótimo exercício, mas aumentam a chance de problemas futuros.


Então, exceto em casos de limitações funcionais clinicamente diagnosticadas, pode agachar à vontade... até o bater a bunda no chão!



Escrito por Gabriel Baú

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