...

O que é falha parcial e falha total?

Muitos já ouviram dizer neste assunto, outros dizem fazer isso nos seus treinos, mas será mesmo que vocês sabem o que é e aplicam isso? O mestre em difundir isso nosso Brasil é o Waldemar Guimarães Neto que pra mim é o cabeça do treinamento com pesos. Vou explicar para vocês o que é isso.




O conceito de treinar com apenas uma serie ate atingir a falha total repercutiu algum comentário no mundo do bodybuilding. Esse principio foi utilizado com sucesso na ultima serie de um exercício para determinado grupo muscular pelo Mister Olympia Dorian Yates e teve como inspiração o método Heavy Duty de Mike Mentzer, mas o principio não é tão simples assim como muitos acreditam ser. 

Para entendermos os termos falha parcial e falha total, temos que saber o que é trabalho submáximo.

No trabalho submáximo , interrompe-se as repetições antes da falha da musculatura que seria a falha da musculatura na fase concêntrica antes da realização da próxima repetição que impossibilita o movimento completo. A ultima repetição da série deve ser realizada sem grande oscilação pelo trabalho roubado, sem a excessiva  ajuda de músculos sinergistas e estabilizadores ou uma ajuda externa, mesmo que esta série tenha somente uma unica repetição.

A falha total da musculatura ocorre após a falha concêntrica e objetiva a falha excêntrica do músculo alvo. Para isso utilizam-se alguns princípios de treinamentos avançados como ajuda ou trabalho roubado. 

Vale lembrar que para iniciantes, o principio de treinamento mais utilizado é o submáximo, no qual jamais devemos usar a falha, nem tão pouco a falha total da musculatura justamente pois este individuo esta em fase de adaptação, regeneração e recuperação, preparando o corpo para os próximos estágios que devem ser respeitados.

Para sentir isso na prática perceba um exemplo para grande grupo muscular e realize nessa ordem:

1 exercício: 1 serie submáximo; 2 serie falha; 3 serie falha total.

2 exercício: 1 serie submáximo; 2 serie falha; 3 serie falha total.

3 exercício: 1 serie falha; 2 serie falha total.

4 exercício: 1 serie falha total.

Utilizando assim percebemos volume e intensidade adequada para devida hipertrofia muscular, sem estarmos engessados na famosa 3 séries de ? 

Este foi apenas um exemplo para explicar os conceitos, espero ter ajudado. 

Referencia: Musculação intensidade total - 2 edição - Waldemar Marques Guimarães neto. 

  



Escrito por Gabriel Baú

... ...


Redes Sociais

... ... ...

NewsLetter

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece aqui? Assine nossa Newsletter.


Agência LevelX - Marketing Digital, Inbound Marketing, Desenvolvimento de Websites e Aplicativos para Iphones, Ipads e Androids