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#Mito: Levante "pesos leves" e faça mais repetições para hipertrofia

"Peso leve" é figura de linguagem. Por que alguém levantaria pesos leves? Quando pergunto por que alguém treinaria com esse peso tão leve, em geral, a resposta é: “não quero ficar muito grande”. Isso é baseado em uma grande percepção equivocada. Veja porquê:




Com frequência converso com alguns clientes, sobretudo as mulheres, e escuto coisas do tipo "uso halteres de 3 ou 5 kg e pratico a mesma rotina três vezes por semana". Quando pergunto por que alguém treinaria com esse peso tão leve, em geral, a resposta é: “não quero ficar muito grande”. Isso é baseado em uma grande percepção equivocada.

Pergunte a um fisiculturista quanto tempo e esforço são necessários para ganhar 4,5kg de músculo de qualidade. A maioria dos fisiculturistas masculinos vão lhe responder que leva mais ou menos um ano. E para mulher? Para uma mulher poderia ser mais ou menos dois anos. Nosso cliente do halter de 3 a 5kg não precisa se preocupar com muita hipertrofia, sendo "natural". A hipertrofia pode ter muito mais a ver com genética e alimentação do que com qualquer outra coisa.

Seja qual for o objetivo, a hipertrofia deveria ser a meta de alguns clientes ou considerada um produto residual não desejado por outros. Nos dois casos, não deve ser uma preocupação importante. A verdade é que a hipertrofia para a maioria dos clientes que não usa anabolizantes é muito difícil. E um problema infeliz do treinamento para hipertrofia é o fato de que nosso conceito do modo como treinar para hipertrofia também foi fortemente influenciado pelos usuários de esteroides.

A hipertrofia pode, de fato, ser uma função da dieta e do tipo corporal, tendo realmente pouco a ver com o estilo de treinamento. Entretanto, isso não nega o fato afirmado antes; precisamos, pelo menos, entender o tempo e ter uma visão realista de quanto tempo uma série demanda. Nos dois casos, ainda continuo evitando o convencional três ou quatro exercícios por parte corporal defendido pelos fisiculturistas. Em vez disso, programe um ou dois exercícios para cada padrão de movimento e, se a hipertrofia for o resultado desejado, enfatize as contrações excêntricas mais lentas.

Abraços!



Escrito por Gabriel Baú

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