...

LESÕES MUSCULARES: DISTENSÃO

Muitos de vocês já ouviram falar sobre distensão muscular, contusões, câimbras e até mesmo a mais famosa dor tardia ou a síndrome compartimental, não é mesmo? Hoje eu vou falar um pouco mais sobre as lesões musculares que podem ocorrer durante o treino, em específico a distensão muscular.




A distensão muscular resulta em um estiramento excessivo do tecido muscular, geralmente um músculo ativo e sobrecarregado com relação entre a sobrecarga e o ritmo com que ela é aplicada. Geralmente os músculos que mais sofrem com as distensões (e que eu mais ouço falar que foram distendidos) são os músculos isquiotibiais, conhecidos como os posteriores de coxa).

As distensões podem ser leves, moderadas ou graves. Distensões leves envolvem um dano estrutural mínimo, e se caracterizam por uma sensação de estiramento ou tensão no músculo. Já as distensões de segundo grau (ou moderadas), envolvem a laceração parcial do tecido, com sintomas de dor, fraqueza e alguma perda de função. E na distensão grave, ou de terceiro grau, existe uma laceração acentuada do músculo, perda funcional e consequentemente uma hemorragia e tumefação.

Em um próximo artigo falarei um pouco mais sobre as contusões e o que podemos fazer para prevenir esse tipo de lesão.

Lembrando que a melhor prevenção para todo e qualquer tipo de lesão é o treino coerente!

Para saber mais sobre como treinar da maneira correta, ajustar sua rotina de treino, avaliações e prescrições, entre em contato comigo para analisarmos o seu caso e encaminharmos um plano de consultoria ideal para você!

Abraços e bons treinos.

 



Escrito por Gabriel Baú

... ...


Redes Sociais

... ... ...

NewsLetter

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece aqui? Assine nossa Newsletter.


Agência LevelX - Marketing Digital, Inbound Marketing, Desenvolvimento de Websites e Aplicativos para Iphones, Ipads e Androids