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Exercícios físicos previnem e combatem a celulite?

Ah, a temida celulite! Quer entender por que ela surge e como evitá-la? Então confira o post de hoje!




Para entender o que deixa a pele deformada, com aspecto de ondulações, precisamos aprender como ela é formada e quais são os componentes para criar tal aspecto. Entre os locais que mais acumulam celulite, as coxas, barriga, glúteos e braços são os mais atingidos, e são justamente nesses pontos que ficam os tecidos que corroboram para a formação da celulite.

A celulite aparece normalmente quando a capa de gordura natural do corpo sofre alterações, juntamente com os microvasos que fazem a circulação naquela área, especialmente no tecido fibroso. Por isso, essas alterações podem não ser somente referentes ao acúmulo de gordura e ao sobrepeso, mas também à má circulação ou mudanças hormonais.

Quando ficam mais salientes, porém sem relação com problemas hormonais que precisem de acompanhamento médico, a diminuição delas pode ser realizada com pequenas intervenções diárias, as quais são muito eficientes e simples. Eu poderia dar alguns exemplos de fatores que ajudam na contribuição do aparecimento ou aumento delas no corpo, e que devem ser evitados, mas hoje o objetivo é falar de treino, que é o meu campo de trabalho.

Os exercícios físicos são fundamentais para conseguir gastar mais energia do que se consome, além de melhorar a circulação nos pontos onde as celulites estão concentradas. Exercícios aeróbicos irão aumentar o batimento cardíaco, o qual aumenta a circulação. Isso faz chegar sangue oxigenado a vários pontos do corpo, levando nutrientes até lá e, também, retirando energia de parte das reservas, que estão acumuladas em pontos que dão origem à celulite.

Além dos exercícios aeróbicos, que serão importantíssimos para queimar parte da reserva corporal (ou seja, da gordura), exercícios de força aumentarão a massa muscular, que consome mais energia quando está maior. Quando a camada de gordura é retirada, é possível ver os músculos, mas o mais importante é associar musculação e exercícios aeróbicos, auxiliando na tonificação do corpo.

Além disso, quando se trabalham músculos em certos pontos, além de melhorar a circulação, irriga-se os músculos com energia, a qual pode ser extraída da capa de gordura próxima a eles, porém não existe o exercício X ou Y para perder gordura local, ok? Se te falarem isso, saia correndo! Rs...

Portanto, a minha dica é: priorize os exercícios multi articulares e com alta intensidade. Se você é iniciante, respeite a sua intensidade, desde que seja o seu melhor! Cuidado com excesso de aeróbico, ele pode te prejudicar em vez de te ajudar, e cuide muito da sua alimentação: sem muito sódio, açúcar e refrigerantes.



Escrito por Gabriel Baú

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