Divisão de treino - parte 1

Divisão de treino - parte 1
Publicado em: 15 de julho de 2015 nas categorias Artigos | Dicas
Divisão de treino - parte 1

Existe um grande questionamento neste assunto, o que é melhor, o que da mais resultado, o que trabalha melhor?
Vamos pensar no ponto de vista biomecânico. Vamos separar um treino pegando uma pessoa X que treina apenas 3x na semana , isso mesmo apenas pois a semana tem 7 dias no meu ponto de vista técnico as pessoas deveriam no mínimo treinar 4x na semana , salve alguns casos.

A segunda feira é o dia internacional do peito para os homens e perna para mulheres, todos nos sabemos, mas como vamos dividir esse treino para obter melhores resultados?
Nos temos algumas opções para divisão desses treinos, depende muito do condicionamento físico da pessoa, biotipo, objetivos e por ai vai, mas vamos falar somente a questão organização da estrutura do treino.

Quadríceps quando bem trabalhado em amplitudes máximas, seja no agachamento, no leg press acionamos o glúteo em grande ação.

“ Os músculos que são requisitados no movimento do agachamento são o glúteo máximo, isquiotibiais, quadríceps femoral, trapézio, romboides, músculos torácicos e eretores da coluna.

No caso das variações como por exemplo o agachamento profundo, teremos os mesmos músculos ativados, porém com maior ação sobre o glúteo máximo, isquiotibiais e quadríceps femoral. 
Isso mesmo Isquiotibiais ( posteriores de coxa ) agora complicou tudo baú. 
Vamos lá.

Se a ação do glúteo é grande no treino de quadríceps, o ideal é após um treino intenso, se seu objetivo é desenvolver ao máximo seu glúteo, acrescentamos alguns exercícios específicos para glúteo, como uma polia baixa no cross, até mesmo um elevação pélvica mesmo alguns estudos falando pouca ativação estamos tentando dar o polimento, a cereja do bolo rs.. 

Ok, ideal seria treinar quadríceps e glúteo? Não necessariamente. 
Podemos treinar também posteriores de coxa e glúteo sim, pois alguns exercícios no treino de posterior também acionam glúteo, a diferença é que precisamos entender mais de descanso para poder partir para outra sessão de treino.

Vejo muito nas academias mulheres treinando quadríceps e glúteo segunda, terça posterior de coxa e abdômen por exemplo , quarta descansa e repete tudo quinta e sexta. está correto?

Depende se ela quer catabolizar, destruir sua massa muscular, manda ver rs...

Minha sugestão seria:
- segunda : quadríceps e glúteo.

- terça feira : membros superiores ( peito/ombro/bíceps e abdômen) 

- Quarta feira: descanso ou atividades cardio. 

- quinta feira: posterior de coxa e panturrilha.

- sexta feira: membros superiores ( Dorsal/Lombar/tríceps/estabilizadores)

- sábado: caso queira atividades cardio ou off sábado e domingo. 

Espero ter ajudado um pouco vocês a entenderem que na musculação podemos fazer quase tudo, desde que seja inteligente e montado da forma correta. 

Comenta aí!