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AS FASES DO TREINAMENTO: SEPARANDO MENINOS DOS HOMENS NA MUSCULAÇÃO

Hoje nos deparamos diversas vezes com pessoas que entram na academia e já querem treinos avançados, pessoas que já chegam bombardeadas de ideias prontas de treino ou de dietas malucas que são jogadas na mídia e nas redes sociais diariamente por qualquer tipo de pessoa. O que podemos fazer para controlar essa ansiedade de iniciante e não frustrar nossas expectativas?




Um iniciante deve ter em sua mente que o primeiro passo para alcançar resultados sólidos e duradouros é ter paciência e persistência, a fim de que consiga passar por todas as fases do treinamento respeitando sua individualidade, sem pular nenhuma etapa, para não provocar problemas futuros.

Ao iniciar um trabalho físico, recomendo não se preocupar com a intensidade dos treinamentos, mas sim com aquilo que é o mais importante de tudo: a execução perfeita de todos os exercícios. Por isso o treino sempre será submáximo, e nunca até o desgaste total do indivíduo. Os treinos de adaptação, que muitos consideram chato, são de suma importância para a preparação do corpo para as próximas etapas.

O iniciante deverá aprender a controlar sua respiração, ajustar os aparelhos e entender para que serve cada coisa, para o caso de ter que fazer tudo sozinho (se não tiver o acompanhamento de um personal). Também deverá aprender a controlar as velocidades impostas em casa fase dos exercícios, seja na positiva negativa ou na isometria.

Após essa fase, entraremos em algo mais específico, onde o indivíduo começará a experimentar alguns métodos de treino mais intensos, e em alguns casos experimentar até mesmo a falha parcial. Lembrando que o fator principal dessa fase ainda não é a intensidade, e sim aprender mais movimentos e métodos de treino para que ele tenha mais vivência no ambiente, mais consciência corporal e o preparo para finalmente entrar na fase que eu gosto de chamar de FASE QUE SEPARA OS HOMENS DOS MENINOS.

Agora sim, após concluir as duas fases descritas anteriormente, o indivíduo estará pronto para treinar igual gente grande, rs. Finalmente ele vai ver o que é um treino intenso! Ele já entende de respiração, tem maior consciência corporal, já sabe da importância do intervalo entre as séries e sabe também da importância de treinar mais intenso e não ser um “burro de carga” na musculação. Nessa fase ele vai realmente experimentar o que é a falha total, método muito disseminado pelo treinador Waldemar Guimarães. Os treinos mais intensos duram menos tempo dentro da academia, promovem maior desgaste e maior gasto calórico pós-exercício.

Então se você está começando agora, se sente um pouco perdido e gostaria de ajustar sua rotina de treino ou até mesmo realizar uma sessão de treino ou consultoria, entre em contato comigo para que eu possa te ajudar a atingir seus objetivos de forma mais eficiente e eficaz!



Escrito por Gabriel Baú

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