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A importância de fortalecer os glúteos

Nao é de hoje que homens têm vergonha de treinar um dos músculos mais importantes do corpo humano para estabilização da coluna, locomoção motora, entre outras funções. Alguns educadores físicos não prescrevem para os homens porque acham que os alunos do sexo masculino têm vergonha e acham que isso é coisa de mulher. Já me deparei várias vezes com homens treinando glúteo e os professores debochando. Sei que não são todos (existem profissionais e “profissionais”), mas isso jamais deveria acontecer.




Para quem não sabe, os  glúteos são músculos que estão presentes nas nádegas e ligam a cintura pélvica com o osso da coxa. Existem três tipos de músculos glúteos que formam a estrutura das nádegas no corpo: músculo glúteo mínimo, músculo glúteo médio e músculo glúteo máximo.

Os corredores já estão carecas de saber da importância da realização de atividade de fortalecimento muscular dos glúteos. Essa estrutura é responsável por manter o corpo ereto durante o movimento e, além de ser uma das principais impulsoras das pernas a cada passada, auxilia no movimento de sentar e levantar. Ou seja, seu fortalecimento pode aprimorar a potência e a postura do atleta. A falta de exercícios para o glúteo faz com que o impacto da corrida seja maior, podendo causar diversas lesões.

Para acabar de vez com o estereótipo de exercício para mulheres, saiba que não existe exercício específico por gênero. O corpo, independentemente de ser de um homem ou de uma mulher, conta com o mesmo número de músculos e a mesma função. Por natureza hormonal, o depósito de gordura e o tamanho da musculatura são diferentes entre eles e elas, mas a atividade é fundamental para ambos os sexos. Os glúteos, além de sua função de extensão e abdução do quadril, são responsáveis pela sustentação da coluna vertebral. Como a corrida é um exercício catabólico, devemos realizar atividades para estimular o ganho de força da musculatura em questão.

Os exercícios para glúteos, isquiotibiais e paravertebrais são de extrema importância para dar sustentação à coluna vertebral, além de evitar e tratar a dor lombar crônica. Ou seja: a musculatura do quadril e das costas são quem seguram a coluna no lugar. Se essa região está fraca, os ossos não ficam tão estabilizados quanto deveriam. Uma das consequências indesejadas pode ser dor na coluna.

E ah, se você é homem e está lendo este post, esta é para você: não é preciso ficar de quatro apoios para trabalhar glúteos. Basta realizar agachamentos e suas variações e, caso queira algo mais detalhados, alguns exercícios com um elástico mini band ou uma cadeira abdutora já resolvem seu problema e não te deixam constrangido, se for essa a questão, rs.



Escrito por Gabriel Baú

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