Entenda o que tem por trás das propagandas da coca cola como um exemplo .
Você com certeza já viu dezenas de propagandas da Coca-Cola, certo?
Mas uma coisa você certamente nunca viu – uma propaganda em que a Coca diz para você comprar o produto.
Repare bem: em seus comerciais, a Coca sempre fala como você pode compartilhar bons momentos tomando o refrigerante, mas nunca de vendas.
Isso porque o foco da Coca é no relacionamento com os clientes, não nas vendas. As vendas são uma consequência para a Coca.
Essa estratégia se chama marketing de relacionamento e claramente funciona, porque as pessoas continuam comprando Coca-Cola.
Para entender o que é marketing de relacionamento e como ele pode ajudar no seu negócio, continue comigo.
Vamos lá?
Marketing de relacionamento são ações que uma empresa toma na tentativa de desenvolver uma relação positiva e duradoura com seus clientes.
O conceito de marketing de relacionamento é muito ligado ao pós-venda, porque parte do entendimento de que atender bem e entregar um bom produto não é o suficiente. Seu cliente quer mais.
Ele quer que você vá até ele, que pergunte se está tudo bem, que ofereça informações sobre o produto. Ou seja, ele quer conversar com você o tempo todo, não apenas quando tem dúvidas ou problemas.
Porém você não deve se relacionar com o cliente apenas após a venda. Esse relacionamento deve começar muito antes do cliente precisar comprar de você.
Você deve focar no relacionamento para gerar vendas, não esperar a venda para criar um relacionamento.